Tuesday, May 29, 2007

Jogo do balde


Nº de jogadores: 5 equipas de 5 jogadores

Material: um balde, uma bola

Como se joga: faz-se uma roda e os que não foram escolhidos fazem uma fila atrás da roda, o que tem a bola, tem de tentar acertar no balde que ficam no meio da roda, cada jogador tem 5 tentativas. Os que estão na fila têm que dar a volta á roda antes que o que tem a bola acerte no balde.

Nuno Almeida Nº 17

Jogo das cadeiras


Nº de jogadores: 5 ou mais

Material: algumas cadeiras (conforme os jogadores)

Como se joga: fazemos uma roda com as cadeiras e metemos o rádio a tocar, dançamos à volta das cadeiras, mas tem que haver uma pessoa a baixar o som do rádio. Quando o som do rádio baixar as pessoas têm que se sentar nas cadeiras, quem ficar de pé perde e sai do jogo.


Maria fernandes nº13

Um contra todos


Material: o nosso corpo

Nº de jogadores: vários

Como se joga: escolhe-se um jogador e os outros jogadores tem de apanhar e quando for apanhado escolhe outro jogador para ficar a apanhar.

Nome: André Horta Nº:5

Caxandrá

Nº de jogadores: 3 ou mais

Material: objectos

Como se joga: cada jogador tem um objecto depois canta-se uma canção e começamos a dar os objectos para o colega da direita.
Canção (escravos de Jó jogavam caxandrá, escravos de Jó jogavam caxandrá, Escravos de Jó, jogavam caxandrá, tira, põe , deixa ficar , guerreiros com guerreiros fazem zig, zig zag, guerreiros com guerreiros fazem zig zig zag).
No tira põe, cada um segura o seu objecto no ar, tirando-o da mesa e no põe deixa-o lá ficar, depois segue normalmente.
No zig, zig, zag. Finge-se que se da o objecto mas não se dá.

Ruben Cruz nº23

Quanto tempo tenho?


Nº de jogadores: Vários


Material: Lã


Como se joga: O orientador faz passar um novelo de lã por todos os alunos, pedindo a cada um para cortar um pouco a seu gosto. De seguida passa a explicar que os alunos têm de falar sobre si próprios durante um determinado tempo, que será contabilizado pelo pedaço de lã cortado por cada, aluno, cada centímetro do cordão corresponde a um segundo.


Ariana Nunes nº8

Corrida de Sacos


Material: Sacos de serrapilheira ou plástico grosso, em número igual ao dos participantes.

Jogadores: número vários


Como se joga: É marcado um percurso no chão, com uma linha de partida e chegada/meta. Todos os concorrentes se colocam atrás da linha de partida. Ao sinal de partida, cada um entra para dentro do seu saco, segura as abas com as mãos e desloca-se em direcção à meta. Ganha aquele que chegar primeiro.


Variantes: Equipas de três jogadores, colocando-se dois lado a lado, o terceiro mete as pernas nos sacos onde os outros já se encontram metidos(um em cada saco), abraçando-os.


As restantes regras são iguais às da corrida individual.


Nome: Joana Nogueira nº 9

Tuesday, May 8, 2007

Berlinde

Material: berlindes, uma cova e um campo

Numero de jogadores: 2 ou mais

Como se joga: o jogo começa numa linha e temos que atirar o berlinde para a cova de forma a ficar ao pé da cova. Quem tiver o berlinde mais perto da cova é o primeiro a jogar. Ao acertar na cova tem que se matar todos, o que acontece se conseguirmos tocar no berlinde dos outros jogadores. Se não acertar passa a vez do outro que esta mais perto da cova. Continua assim até alguém conseguir eliminar todos os adversários.

Raul nº:21

Quem tem medo do professor?


Nº de jogadores: A partir de dois


Material: Um campo grande onde se possa correr.


Como se joga: O professor está no meio do campo e os alunos estão no principio do campo. Depois os alunos têm de chegar sem ser apanhados pelo professor à linha do fim e de seguida os alunos que forem apanhados pelo professor ficam com o professor. No fim o que não for apanhado pelo professor ganha.


Mónica Martins nº 15

Tração da Corda


Nº de jogadores: 6 ou mais


Material: uma corda


Como se joga: 3 jogadores de um lado e 3 do outro. cada equipa puxa corda para o seu lado. quem conseguir puxar a outra linha para lá da linha ganha.


João Figueiredo Nº:10

A estátua mais bonita


Nº de jogadores: vários


Material: pessoas, e um espaço para jogar.


Como se joga: De todas as pessoas escolhe–se uma, essa pessoa vira–se de costas e diz: "um… dois… três… qual é a estátua mais bonita desta vez em: e diz uma coisa qualquer por exemplo: em sapo."

Os jogadores fazem uma estátua em forma de sapo, a pessoa escolhida toca nas outras uma de cada vez e neste caso têm de fazer de sapo. A estátua mais bonita é a escolhida e essa pessoa passa a substituir pessoa escolhida.


Ana Raquelnº3